FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesEsporte

Hoje é dia nacional do ciclista: Ciclismo um estilo de vida

Robert Rissi e o filho Martin

Hoje, é comemorado o Dia Nacional do Ciclista. O dia 19 de agosto é reconhecido como uma forma de gerar visibilidade e reconhecimento para esse meio de transporte tão utilizado por milhares de brasileiros.

O empresário e ex-atleta profissional, Robert Rissi, tem o ciclismo como um estilo de vida. Apaixonado por bicicletas, o ciclismo é mais que um “hobby” ou “meio de locomoção”, é também o seu trabalho.

“Comecei andando de bicicleta com o meu irmão, fui aprendendo sobre a parte mecânica e logo me vi imerso nesse universo. Fiz cursos, aprofundei meu conhecimento e acabei transformando essa paixão em uma trajetória profissional”, conta.

Há 11 anos, Rissi concretizou sua paixão ao se tornar o proprietário da Loja Giros Bike, que atualmente é uma referência na região. A loja não é apenas um local para adquirir equipamentos e acessórios de alta qualidade, mas também um espaço onde a comunidade ciclista encontra apoio, orientação e um ambiente que valoriza o ciclismo.

Além de suas realizações como empresário, o atleta também deixou sua marca no cenário competitivo do ciclismo. Participando de inúmeras competições profissionais, ele conquistou o título de campeão gaúcho na categoria elite em 2018 e, no ano seguinte, obteve a medalha de bronze no campeonato brasileiro. Embora hoje opte por não competir regularmente, ele ainda encontra tempo para participar de provas ocasionais, mantendo desperta a adrenalina da competição.

“Vive bem quem anda de bicicleta”

É amplamente conhecido que essa atividade proporciona uma série de benefícios para a saúde e o bem-estar. A atividade física libera endorfinas, substâncias que trazem sensações de prazer, auxiliam na redução do estresse e começaram para o combate à ansiedade e à depressão. Além disso o exercício aeróbico que pedalar proporciona é um aliado na redução dos riscos de doenças cardiovasculares e fortalecer os músculos.
“Vive bem quem anda de bicicleta, pois além do contato com a natureza, a prática proporciona uma atividade física que efetivamente melhora a qualidade de vida”, destaca ele. Robert, ainda ressalta que conhece muitos amigos que saíram do sedentarismo para iniciar no pedal, que melhoraram expressivamente as condições de saúde.

O vale mais belo

O ciclista já esteve em vários estados do país, como Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, e também já pedalou também no Uruguai. Apesar de ter conhecido tantos lugares bonitos e vivenciado diferentes paisagens, ele afirma que o Vale do Taquari é o mais belo. “Para mim, nosso vale é perfeito. Não tem igual e não troco por nada. Com certeza tem os lugares, paisagens e pontos turísticos mais bonitos”, pontua. Rissi destaca que, apesar de pouco explorado pelo cicloturismo na região, o Vale do Taquari possui um enorme potencial.

Passando a paixão em geração

A paixão pelo ciclismo transcende gerações na família de Robert. Seu filho Martin, com apenas quatro anos de idade, já está trilhando os passos do pai. Incentivar a modalidade e transmitir essa paixão sido uma parte fundamental da dinâmica familiar. “Poder pedalar e criar essas memórias com o meu filho tem um imenso significado”, conta Robert.

“Ciclos do Vale” uma associação para fortalecer a causa

Os amantes da bike criaram em 2022 a Associação de Cicloturismo e Mobilidade urbana do Vale do Taquari (Ciclos no Vale , uma entidade sem fins lucrativos que é norteada por três eixos principais de atuação: Cicloturismo: definição e manutenção de rotas, organização/apoio a eventos, receptivo e promoção do turismo regional; Mobilidade Urbana: ampliação das ciclovias e ciclofaixas, intalação de bicicletários e mapeamento dos estabelecimentos amigos do ciclista; Conscientização no trânsito: ações educativas em conjunto coma comunidade.

Entre ações da Ciclos do Vales estão os novos bicicletários de Encantado, um projeto em parceria do setor público-privado e a realização do 1º Pedal do Cristo no ano passado que contou com a participação de 150 ciclistas.

No mes que vem, teremos a o 1º Cicloturismo do Vale do Taquari, com acampamento noturno e apoio logistico
. Para viabilizar essas ações, visando promover o desenvolvimento econômico sustentável e melhorias na qualidade de vida de todos, a associação conta com o apoio financeiro de entidades parceiras e doações da comunidade.

A associação tem como presidente: Alexandre Lorenzon; vice-presidente: Guner Daltoé e tesoureiro: André Luiz Bagatini

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!