Autorizada nova ampliação de voos comerciais na Base Aérea de Canoas
A Base Aérea de Canoas foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a receber novos voos, conforme anunciado nesta quarta-feira (10). Com a aprovação, a Aeronáutica poderá operar até 13 pousos e 13 decolagens diárias, um aumento significativo em relação aos atuais 49 voos semanais, que poderão ser ampliados para 87.
Os novos horários de operação estão programados para 7h30 e 21h, com previsão para início dentro de 15 dias, sujeito à confirmação das companhias aéreas interessadas. A expectativa é que essas mudanças permitam transportar cerca de 35 mil passageiros por semana, buscando mitigar o impacto do fechamento do Aeroporto Salgado Filho. No dia do fechamento deste terminal, em 3 de maio, foram registrados 95 voos de partida e 96 de chegada.
Paralelamente, está em andamento o processo de licitação para reparos na pista da Base Aérea de Canoas, com duas empresas concorrentes. A Aeronáutica planeja investir até R$ 1,66 milhão para as obras, cujo prazo de conclusão será definido ao longo das etapas, com uma estimativa mínima de três meses.
Desde 27 de maio, a Base Aérea tem recebido voos comerciais e, desde 30 de junho, está autorizada a operar voos noturnos. No entanto, a infraestrutura tem enfrentado desafios com alagamentos, especialmente em junho, quando as chuvas inundaram parte do pátio de embarque e desembarque, além de uma das cabeceiras da pista em maio, o que não interrompeu as operações, mantidas na outra extremidade seca na ocasião.