Celebrações e protestos marcam o Dia do Trabalhador ao redor do mundo
O Dia do Trabalhador é celebrado nesta segunda-feira (1º) e marcado por eventos ao redor do mundo. Também são esperados atos e protestos promovidos por organizações sindicais, que reivindicam melhores condições de trabalho, equidade de gênero, aumento de salário e outras questões laborais.
Na França, os manifestantes participam de protestos que iniciaram nas primeiras horas da manhã. Os grupos protestam, principalmente, contra o aumento da aposentadoria, de 62 para 64 anos. Em cidades como Paris e Nantes, a polícia chegou a entrar em confronto com os presentes e a jogar gás lacrimogênio contra eles.
No Reino Unido, o dia é marcado, sobretudo, pelos protestos dos profissionais da enfermagem que já estão em greve e reivindicam aumento salarial.
Já na Coreia do Sul e em outros países asiáticos, manifestantes participam de protestos que pedem salários mais altos e melhores condições no ambiente de trabalho.
Eventos no Brasil
No Brasil, um dos principais atos ocorre no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele deve discursar por volta das 13h. O ato unificado está sendo organizado pelas centrais sindicais CUT, Força Sindical, CTB, UGT, Intersindical Classe Trabalhadora, CSB, Nova Central e Pública.
Em outras capitais e cidades brasileiras também estão agendados alguns eventos para celebrar a data. No site da CUT há algumas informações sobre os locais e a programação.