Geral

Estudo no Paraná indica melhora da memória em pacientes com Alzheimer após uso de cannabis medicinal

Substância reduziu sintomas e apresentou resultados positivos em testes de memória, segundo universidade do oeste do Paraná

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR), aponta que a cannabis medicinal pode ajudar no tratamento do Alzheimer, inclusive com melhora no desempenho da memória em pessoas idosas.

A pesquisa acompanhou 28 voluntários com idades entre 60 e 80 anos, ao longo de aproximadamente seis meses. Parte dos participantes recebeu um extrato contendo 0,350 mg de THC (tetraidrocanabinol) e 0,245 mg de CBD (canabidiol), enquanto o restante recebeu placebo, sem efeito ativo.

Segundo os pesquisadores, os pacientes tratados com o extrato apresentaram melhora nos testes de memória, redução de sintomas e evolução mais lenta da doença, em comparação ao grupo controle. Os dados sugerem, segundo os cientistas, uma possível recuperação parcial de células afetadas pela degeneração característica do Alzheimer.

Este é o primeiro ensaio clínico no mundo a comprovar, por meio de testes com placebo, que compostos da cannabis podem melhorar o desempenho da memória em pacientes diagnosticados com a doença, de acordo com a equipe responsável.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo