No final de janeiro, Nova York costuma ter neve o bastante para que construir bonecos de neve, descer colinas geladas de trenó e travar batalhas de bolas de neve. Neste inverno, contudo, a paisagem está bastante diferente. A cidade bateu, nesta segunda-feira, 30, o recorde de dias sem nenhuma “nevasca mensurável”, definida como 0,25 centímetros de neve.
O ano de 2023 superou 1973, quando a primeira a nevasca chegou no dia 29 de janeiro. Em menos de uma semana, Nova York pode bater um segundo recorde relacionado à neve: a sequência mais longa de dias sem neve mensurável. O recorde atual, de dezembro de 2020, é de 332 dias.
A última nevasca registrada em Nova York foi em 22 de março de 2022. Geralmente, em meados de dezembro, já costuma haver neve na cidade, o que significa que a região está um mês atrás do seu ciclo habitual.
Outras cidades na Costa Leste dos Estados Unidos enfrentam condições climáticas semelhantes, e o inverno de 2023 tem um dos menores registros de nevascas no último século. No estado de Nova York, essa variação pode ser encontrada também em cidades como Syracuse e Rochester, no interior do estado de Nova York.