Jovens, idosos, animais: sobreviventes são resgatados dias depois de terremoto na Turquia
Enfrentando temperaturas negativas e chances cada vez mais reduzidas de encontrar sobreviventes do terremoto que destruiu parte da Turquia e da Síria, equipes de resgate e voluntários continuam a trabalhar incessantemente em busca de qualquer sinal de vida sob os escombros – o que, em casos surpreendentes, tem sido recompensado com resgates quase milagrosos.
Uma adolescente de 17 anos foi retirada dos destroços de um prédio nesta quinta-feira (16), em Kahramanmaras, cidade próxima ao epicentro do tremor. De acordo com um voluntário que participou do resgate, Aleyna Olmez parecia estar bem, e abriu e fechou os olhos para as equipes de resgate. “Trabalhamos aqui, neste edifício, há uma semana. Viemos com a esperança de ouvir algo”, afirmou.
De acordo com especialistas em resgate e salvamento, mais de 90% dos sobreviventes de terremotos são resgatados em 72 horas após o impacto. Essa duração pode variar em função do clima, da existência de novos tremores e das condições em que as vítimas ficaram soterradas, mas não costumam ser tão maior pelo limite do corpo humano em suportar a privação de água e alimentos.