O muçumense Marcos Antonio Bastiani tomou posse como novo presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (ALIVAT) na última quinta-feira, 2, junto da nova diretoria da entidade. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores de Lajeado e contou com a presença do presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, Airton Ortiz, e da reitora da Universidade do Vale do Taquari – Univates, professora Evania Schneider.
A entidade, fundada em 2005 por um grupo de professores, tem como intuito pensar o Vale em todas as formas de expressão da escrita e ajudar na promoção de suas obras. Para ser membro, o principal critério é possuir alguma publicação, e ter envolvimento comunitário. São quarenta cadeiras, atualmente 38 estão ocupadas. “É a valorização dos talentos do Vale.“
O novo presidente da Academia, Marcos Bastiani, assumiu o compromisso de levar a Alivat para todos os cantos da região aproximando a Alivat das entidades ligadas à cultura e escolas para promover a leitura. “Pretendo trabalhar para promover a literatura regional, instigar a leitura, buscar talentos do Vale, auxiliar na promoção de feiras do livro e ser parceiro dos municípios para promover a leitura“.
Em entrevista ao JFV, Marcos Bastiani destacou que “o mundo evoluiu nas mais diversas formas, e campos, mas ninguém vai gerar uma ideia virtual sem antes pensar de forma real. A escrita, na forma do livro impresso vai permanecer. A literatura é uma arte porque é concreta.“
Além disso, Bastiani teme a adaptação da linguagem idiomática às redes sociais e ao vocabulário. “A informação é instantânea, superficial, mas a formação critica do indivíduo fica prejudicada.“ Perguntado pela reportagem sobre a inclusão do vocabulario neutro, “todes“, o novo presidente classificou o uso da expressão como uma aberração linguística. “Isso é uma involução; o caminho das trevas“.
Por fim, Bastiani, afirma que Alivat está disponível para todas as ações que despertem e promovam a leitura, “estamos abertos e queremos ser parceiros dos agentes culturais do Vale para promover cultura, instigar a leitura é fundamento para o crescimento do ser humano”
DIRETORIA 2023-2024
Presidente: Marcos Bastiani
Vice-presidente: Marcos Kreutz
1o Secretário: Lucildo Ahlert
2o Secretário: Celon Weirich
1a Tesoureira: Nara Knaak
2a Tesoureira: Adriano Spezia
1o Diretor de Acervo: Jorge Luiz da Cunha
2a Diretora de Acervo: Luiz Gosmann
1a Diretora de Eventos: Dirce Becker Delwing
2a Diretora de Eventos: Ivete Kist
3o Diretor de Eventos: Ney Arruda Filho
Conselho Fiscal
Titulares
1) José Alfredo Schierholt
2) Ana Cecília Togni
3) Marcos R. Frank
Suplentes
1) Werner Schinke
2) Wolfgang Collischonn
3) Alício de Assunção