Museu da suinocultura será construído em Encantado com acervo de 32 mil peças
Projeto foi lançado na Expointer e terá sede no Parque João Batista Marchese, com previsão de inauguração em 2027

Foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (3), durante a Expointer, o Museu Brasileiro da Suinocultura (MUBS), que será construído em Encantado (RS). O espaço será o segundo maior do mundo dedicado ao tema e deve ser inaugurado em 2027, com investimento estimado em R$ 8,5 milhões.
O anúncio contou com a presença do prefeito Jonas Calvi e do presidente da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, que também lidera a recém-criada Associação do Museu Brasileiro da Suinocultura (AMUBS). O evento reuniu autoridades públicas, lideranças do agronegócio e entidades parceiras.

Estrutura e localização
O museu será instalado no Parque João Batista Marchese, junto ao antigo moinho que comporá a futura Via dos Alimentos. O projeto prevê a construção de auditórios, salas interativas, exposições permanentes e um restaurante temático com pratos à base de carne suína.
Segundo Gilberto Piccinini, o objetivo é criar um espaço “moderno, dinâmico e atrativo” que valorize a cadeia suinícola nacional. O financiamento será buscado por meio de parcerias e leis de incentivo à cultura.
Acervo com mais de 30 mil peças
A ideia do museu surgiu a partir da doação de um acervo particular com 32 mil itens, entre documentos, objetos históricos, equipamentos, publicações e até um javali empalhado. A primeira peça do conjunto, uma miniatura de 1975, foi presente de um familiar à colecionadora Sandra Pfuller, que agora é sócia benemérita da AMUBS.
Todo o material já foi transferido para Encantado e está armazenado em local adequado até a construção da sede definitiva. O acervo foi apresentado à comunidade na segunda-feira (1º), em uma sessão solene da Câmara de Vereadores de Encantado, que contou com a presença dos idealizadores e da doadora.
Fundação da AMUBS
A Associação do Museu Brasileiro da Suinocultura (AMUBS) foi criada em 24 de julho de 2025, no Dia do Suinocultor, e é composta por representantes do setor, do poder público e da iniciativa privada. A missão da entidade é preservar e valorizar a história da suinocultura brasileira, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento do país.
“É esta Associação que conduz, organiza e dará vida ao MUBS em sintonia com a comunidade, o poder público e os parceiros institucionais”, destacou o empresário Rafael Fontana.
Sócios fundadores da AMUBS
-
Gilberto Piccinini – Dália Alimentos
-
Carlos Alberto Freitas – Dália Alimentos
-
Rafael Luiz Fontana – Empresário
-
Jonas Calvi – Prefeito de Encantado
-
Hiran Kunert – Médico Veterinário
-
Flauri Migliavacca – Médico Veterinário
-
Raquel Cadore – Presidente da ACIE
-
Valdecir Folador – Presidente da ACSURS
-
Werner Meincke – Agroceres PIC
-
Sandra Pfuller – Sócia benemérita