Geral

#PáginaTrês | Arranca da tomada

Brasília está em pânico. E não é aquele alvoroço de quem foi pego com a mão no caixa — é o silêncio pesado de quem sabe que a casa caiu. A imprensa nacional, a mesma que passa o ano polindo escândalo, já estampa em manchete: o conteúdo do celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, pode causar um reset na República.

Sabe quando o computador trava de vez? Mouse travado, teclado não responde, e você ali, bufando. Pois no meu, eu não ligo pro técnico. Vou lá, arranco o fio da tomada e penso que faltou luz (risos). Dá aquele frio na barriga, mas (quase) sempre resolve.

O Brasil de hoje só tem jeito assim: puxando a tomada. Porque o sistema operacional da República não está só travado, está podre. Está infestado de vírus, rodando programa oculto, e só agora a tela começou a mostrar o que todo mundo com um pouco de vergonha na cara já estava farto de saber.

A prova mais escancarada é o caso Toffoli e o resort Tayayá, lá no Paraná. Há pouco mais de um ano, as tais “agências de checagem independentes” carimbavam em vermelho: “FALSO que Toffoli era dono do resort. Pois a mentira tem perna curta. No Brasil, ela só demora mais porque usa toga. Encurralado pelas mensagens do celular de Vorcaro, o ministro teve que engolir. Soltou nota admitindo: era sócio sim da empresa que negociou o empreendimento. A tal “desinformação” de ontem virou “nota de esclarecimento” hoje. Maravilha. Mudou o rótulo, o produto é o mesmo.

É assim que funciona. Mentem na sua cara, usam checador para destruir quem fala a verdade, e quando não têm mais saída, vão entregando a realidade aos pedaços. Igual quando a internet está lenta. Conta-gotas. Te dão dez por cento hoje pra esconder os noventa que derrubariam meio Planalto.

O que está acontecendo não é justiça, é instinto de sobrevivência. E para manter o organismo respirando, precisa amputar o membro problemático. É por isso que Toffoli está sendo jogado aos leões. Não se iludam: ninguém ali está limpando a casa por decência. Estão sacrificando um ou dois nomes queimados pra tentar ficar de pé. Mas pode ser que já seja tarde. A mão está no plugue. E só puxando de vez da tomada para resolver.

Publicidade
Botão Voltar ao topo