FORÇA DO VALE 40 ANOS
EducaçãoGeral

Pesquisa aponta que 70% das escolas privadas não contam com estrutura para inclusão de alunos com deficiência no RS

Consultoria ouviu aproximadamente mil professores de todas as regiões do estado

Estudante em sala de aula de escola no RS — Foto: Reprodução/RBS TV

Uma pesquisa do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) constatou que 7 a cada 10 escolas privadas no estado não contam com estrutura para inclusão de alunos com deficiência.

Segundo dados do Sinpro/RS, a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) do ensino privado no estado conta com 746 instituições de ensino e 16.882 professores.

A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (10), foi feita entre os dias 15 e 29 de agosto deste ano pela consultoria FlamingoEDU, a pedido do Sinpro/RS.

Participaram 969 professores de todas as regiões do estado, que responderam a um formulário com 26 questões objetivas sobre a escola, o professor e o aluno. Eles também fizeram relatos sobre a sua realidade em uma questão aberta.

A conclusão foi que as escolas da educação básica não disponibilizam a estrutura nem o pessoal de apoio necessários para a efetivação de uma educação inclusiva, como determina a legislação.

Sobre as condições de trabalho, somente 27,4% dos professores que participaram da pesquisa responderam que contam com ambientes adequados e bem equipados, enquanto 28,3% alegam não ter em suas escolas um espaço físico para o atendimento dos alunos com deficiência. Para 25,6%, o ambiente é pequeno, mas devidamente equipado, e 13,2% informaram que existe espaço, mas sem ferramentas e materiais para os alunos.

Fonte: G1 RS

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!