Uma pesquisa do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) constatou que 7 a cada 10 escolas privadas no estado não contam com estrutura para inclusão de alunos com deficiência.
Segundo dados do Sinpro/RS, a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) do ensino privado no estado conta com 746 instituições de ensino e 16.882 professores.
A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (10), foi feita entre os dias 15 e 29 de agosto deste ano pela consultoria FlamingoEDU, a pedido do Sinpro/RS.
Participaram 969 professores de todas as regiões do estado, que responderam a um formulário com 26 questões objetivas sobre a escola, o professor e o aluno. Eles também fizeram relatos sobre a sua realidade em uma questão aberta.
A conclusão foi que as escolas da educação básica não disponibilizam a estrutura nem o pessoal de apoio necessários para a efetivação de uma educação inclusiva, como determina a legislação.
Sobre as condições de trabalho, somente 27,4% dos professores que participaram da pesquisa responderam que contam com ambientes adequados e bem equipados, enquanto 28,3% alegam não ter em suas escolas um espaço físico para o atendimento dos alunos com deficiência. Para 25,6%, o ambiente é pequeno, mas devidamente equipado, e 13,2% informaram que existe espaço, mas sem ferramentas e materiais para os alunos.
Fonte: G1 RS