RS é o segundo estado brasileiro que mais produz cervejas artesanais, diz associação brasileira
Estado conta com 285 microcervejarias em 126 cidades, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil)
O Rio Grande do Sul está na segunda posição do ranking dos estados brasileiros que mais tem microcervejarias. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), são 285 espalhadas por 126 cidades. Para se enquadrar como microcervejaria, é preciso ter uma produção de até 200 mil litros por mês. Atualmente, a primeira posição é do estado de São Paulo.
A produção em casa é resultado de um setor que tem trazido muito lucro e movimentado a economia. A estimativa é que cerca de 3 mil pessoas trabalhem em micro e pequenas cervejarias no RS, trazendo reflexos positivos.
Em Nova Bassano, na Serra, donos de cervejaria passaram a plantar os insumos que são usados na produção das cervejas, como o lúpulo, que é responsável pelas substâncias que dão o amargor e o aroma à bebida. Guilherme de Bastiani, que é produtor e cervejeiro, conta que, no começo, a prática contava com 100 plantas, e hoje já chega a dois hectares e meio, totalizando 7 mil plantas, com 26 variedades diferentes, que são utilizadas para teste.