FORÇA DO VALE 40 ANOS
Rio Grande do Sul

Eduardo Leite anuncia chamamento imediato de 59 servidores para Polícia Penal

Em meio ao contexto de crise do sistema prisional do Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou nesta terça-feira o chamamento imediato de 59 servidores para reforçar os quadros da Polícia Penal, sendo 56 agentes penitenciários e três agentes penitenciários administrativos.

Conforme Leite, com o montante a ser adicionado, a instituição atinge o limite legal de vagas existentes. No entanto, em 2025, com a aprovação do PLC 256/2024 que passa a vigorar em janeiro, a Polícia Penal passará a contar com mais 550 vagas a serem preenchidas. “Fazemos esse chamamento agora diante do compromisso em assegurar efetivo para controle das casas prisionais”, ressalta o chefe do Executivo estadual.

A crise no sistema prisional gaúcho ganhou mais atenção após a morte de um líder de facção, assassinado a tiros dentro da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan 3), que levou o Executivo a agir rapidamente, com o afastamento de servidores, entre eles, o diretor da instituição.

Em uma reunião realizada na na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre, foram definidas medidas imediatas de segurança a serem adotadas no entorno de todo o complexo prisional da Penitenciária Estadual de Canoas.

Foram definidas questões como um patrulhamento fixo pela Brigada Militar 24 horas por dia, assim como o incremento, por parte da Prefeitura de Canoas, do monitoramento por câmeras nas imediações do complexo penitenciário conectado ao cercamento eletrônico do Estado.

Fonte
Correio do Povo
Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!