Especialistas nacionais e internacionais discutem mudanças climáticas e futuro resiliente para o RS
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) realizaram o evento Building a Climate-Resilient Future for Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (16/10), no Tecnopuc, em Porto Alegre. Com a participação presencial e virtual de especialistas nacionais e internacionais, o encontro debateu ações para a construção de um Estado mais resiliente frente às mudanças climáticas.
A diretora de Gestão da Inovação da Sict, Paola Schaeffer, apontou a importância da transversalidade na discussão, com contribuições de diferentes áreas. “Temos buscado a comunidade científica nacional e internacional para nos auxiliar a debater o tema da resiliência. Ciência, tecnologia e inovação têm papel fundamental e o nosso ecossistema é protagonista nesse cenário”, salientou.
A Fapergs foi representada pelo diretor Técnico-Científico, Rafael Roesler e pelo secretário-executivo Joel Goldenfum, o qual apresentou o trabalho do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, que integra a estrutura do Plano Rio Grande.
Marc Weiss, CEO da Global Urban Development, apresentou a palestra Revisitando a Estratégia Econômica Leapfrog (2015) para o Rio Grande do Sul, financiada pelo Banco Mundial – Gerando Inovação Sustentável e Prosperidade Inclusiva para um Futuro de Resiliência Climática”.
O diretor executivo de Políticas e Assuntos Globais, Vaughan Turekian, e a diretora de Ciência e Tecnologia para Resiliência, Negin Sobhani, ambos da US National Academies of Sciences, Engineering and Medicine, forneceram insights sobre gestão, prevenção e recuperação de desastres por meio da natureza, da sociedade e da tecnologia.
Para finalizar, o pesquisador do Departamento de Estado dos Estados Unidos e professor de engenharia de recursos hídricos na Florida International University, Assefa Melesse, discutiu o tema: Rumo à Segurança Climática para o Rio Grande do Sul.