Mundo

China isenta brasileiros de visto para viagens de até 30 dias

Medida entra em vigor em 1º de junho e valerá por um ano; outros países da América do Sul também foram incluídos

A China anunciou que, a partir do dia 1º de junho de 2025, brasileiros estarão isentos de visto para viagens de até 30 dias ao país. A medida terá validade inicial de um ano, até 31 de maio de 2026, segundo informou o Ministério das Relações Exteriores da China nesta quinta-feira (15).

A isenção de visto abrange viagens a turismo, negócios, visita a familiares e amigos, intercâmbio e trânsito.

Medida também vale para outros países da região

Além do Brasil, os países Argentina, Chile, Peru e Uruguai também foram contemplados com a mesma isenção.

Com isso, o Brasil passa a ter o mesmo status de muitos países europeus e asiáticos que já não precisam de visto para ingressar na China, como Japão e Coreia do Sul.

Investimentos bilaterais em alta

O anúncio ocorreu após um fórum em Pequim com autoridades chinesas e representantes da América Latina e Caribe. Durante o encontro, o presidente chinês Xi Jinping prometeu ampliar a presença econômica da China na região com uma nova linha de crédito de US$ 9 bilhões e novos investimentos em infraestrutura.

Na segunda-feira (12), o governo brasileiro informou que a China pretende investir R$ 27 bilhões em projetos no Brasil. Entre os setores incluídos estão:

  • Delivery – plataforma Meituan

  • Carros elétricos – montadora GAC

  • Energia limpa – estatal CGN

  • Mineração – grupo Baiyin Nonferrous

As informações foram divulgadas pelo presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), Jorge Viana, após reuniões com empresários em Pequim.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!