Incêndios na Califórnia: mais de 130 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e quase 2 mil imóveis foram destruídos
Os grandes incêndios florestais que atingem a Califórnia, nos Estados Unidos, forçaram mais de 130 mil pessoas a deixarem suas casas e devastaram comunidades da Costa do Pacífico até Pasadena, nas proximidades de Los Angeles. Pelo menos cinco pessoas morreram.
Quase 2 mil imóveis, incluindo residências, prédios comerciais e escolas, já foram destruídos pelas chamas. Um dos focos de incêndio está próximo à Calçada da Fama, em Hollywood. A polícia determinou a evacuação da área.
Centenas de bombeiros de outros Estados ajudam no combate às chamas, que estão fora de controle em razão dos fortes ventos. O fogo iniciou na terça-feira (7).
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto que reconhece como desastre de grandes proporções os incêndios que atingem a região de Los Angeles. O governo do país também está enviou cinco aviões-tanque para o combate às chamas.
Incêndios florestais são comuns na Califórnia, mas não acontecem com tanta frequência nesta época do ano, já que é inverno no Hemisfério Norte. Nesta semana, múltiplos focos foram registrados. Eles se espalharam com a ajuda de rajadas de vento de mais de 100 km/h.