A Brigada Militar divulgou uma nota oficial sobre o inquérito instaurado contra os dois policiais que espancaram um homem de 54 anos, em Anta Gorda. Veja abaixo:
Nota Oficial
O Inquérito Policial Militar, instaurado pelo Comando Regional do Vale do Taquari, apurou a conduta, no âmbito criminal e administrativo, dos quatro policias militares envolvidos na ocorrência do dia 27 de fevereiro do corrente ano, na cidade de Anta Gorda. O procedimento foi solucionado em 25 de março, concluindo pelo indiciamento de dois policiais militares.
A apuração dos fatos pela Brigada Militar do Vale do Taquari, se deu de maneira técnica e absolutamente imparcial, sendo o IPM devidamente instruído por vasto caderno probatório, constituído pela colheita de elementos de prova materiais (vídeos, fotos e laudos periciais) e testemunhais (partes envolvidas e testemunhas presenciais).
Os advogados de ambas as partes tiveram amplo acesso e acompanharam todos os passos da investigação, que se deu de maneira absolutamente transparente e célere.
O IPM já foi encaminhado à Justiça Militar Estadual (JME) e, após, será apreciado pelo Ministério Público Militar que decidirá por denunciar ou não os militares. A JME é a responsável pela instrução e julgamento dos processos-crime envolvendo policiais militares em situação de serviço.
A Brigada Militar do Vale do Taquari não compactua com nenhum ato de violência em serviço e tomou todas as medidas cabíveis e adequadas ao caso, tanto de polícia judiciária militar, para a apuração dos fatos, quanto administrativas, de acordo com a conduta de cada um dos envolvidos. O processo a partir de agora tramita junta à Justiça Militar do Estado, a quem compete a instrução e julgamento do feito.
GILSON WAGNER DE OLIVEIRA ALVES – Cel QOEM
Comandante do CRPO Vale do Taquari