Defesa Civil evacua 65 famílias em Cruzeiro do Sul por risco de deslizamento
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul evacuou 65 famílias do Centro de Cruzeiro do Sul na noite desta quinta-feira (23), devido ao risco iminente de deslizamento de terra. A operação, iniciada às 23h, foi concluída por volta da 1h desta sexta-feira (24), removendo aproximadamente 300 pessoas.
A decisão foi baseada em um relatório técnico do Grupo de Avaliação de Movimento de Massa do Rio Grande do Sul (Gamma), que identificou o risco de movimentos de massa após vistoria. O Gamma inclui representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, da Defesa Civil estadual e outros órgãos.
Desde terça-feira, a Defesa Civil monitorava a área, mas a situação se agravou com as chuvas desta quinta-feira. A evacuação abrangeu residências nas ruas General Neto, Júlio de Castilhos, Bento Gonçalves e Barão do Cotegipe. Muitas pessoas se abrigaram com amigos e parentes fora da zona de risco, enquanto outras foram encaminhadas à Comunidade Católica São Gabriel Arcanjo, também fora de perigo.
O coordenador regional da Defesa Civil, Coronel Claiton Marmitt, explicou que a medida é preventiva. “Com o alto volume de chuva, houve uma reavaliação das fissuras e trincas que aumentaram. Inclusive, a Escola Estadual João de Deus, próxima ao abrigo, já foi evacuada durante o dia devido às trincas”, destacou Marmitt.
Novas avaliações serão feitas nesta sexta-feira (24) para determinar se as famílias poderão retornar às suas casas ou se o isolamento deve continuar. Das 65 famílias retiradas, 16 foram abrigadas em locais provisórios, enquanto as demais estão em casas de parentes.
Área Isolada pelas Autoridades:
- Rua General Neto
- Rua Júlio de Castilhos
- Rua Bento Gonçalves
- Rua Barão do Cotegipe