Na terça-feira (30), aconteceu no fórum de Encantado o Júri Popular relacionado ao homicídio de Paulo Ricardo Lisboa Flores, morto a tiros em uma barbearia no dia 26 de março de 2018.
Os réus foram os irmãos Esediel Jaderson Fragata Dos Santos, 26 anos, que foi condenado a 15 anos e sete meses de prisão em regime inicial fechado e Enadiel Jaderson Fragata Dos Santos, 23 anos, que foi absolvido.
A defesa foi composta pelos advogados: Dionatan Costa, José Gabriel Silveira Lagranha e Paraguaçu Soares.
Pelo Ministério Público atuou o Promotor de Justiça, Cláudio Da Silva Leiria.
O Júri foi comandado pela juíza Jacqueline Bérvian.
Relembre o caso:
Paulo Ricardo Lisboa Flores, 29 anos, conhecido como Paulinho, foi assassinado com no mínimo três tiros por volta das 9h da manhã da segunda-feira, 26 de março de 2018, em uma barbearia localizada na Rua Júlio de Castilhos.
Segundo o que consta a vítima esporadicamente frequentava o local e naquela manhã teria ido até lá e estava tomando chimarrão.
Conforme o delegado titular de Encantado, Sílvio Huppes, dois ou três homens haviam participado da ação criminosa.
“Não sabemos ao certo como chegaram ao local, mas estavam de cara limpa e dispararam contra a porta que se quebrou. Imagens da câmera de estabelecimentos nas proximidades mostram dois correndo para um ponto e o terceiro para outro sentido”, esclarece Huppes, ” Foram seis disparos ao todos, três atingiram a vítima”.
O local ficou isolado até por volta das 13h, para realização de perícia por uma equipe do Instituto Geral de Pesquisas (IGP). Paulinho tinha antecedentes criminais envolvendo drogas e disparos de arma de fogo.
A arma foi abandonada a cerca de três quadras do local, um revólver calibre 38, com numeração raspada e seis munições deflagradas.
“A motivação do crime provavelmente tem relação com desavenças pelo tráfico de drogas.”
Assim que começaram a chegar as informações, logo após o crime, a Brigada Militar e a Polícia Civil iniciaram as buscas pelos suspeitos.
Prisão de suspeito
Um dos principais suspeitos de ser o autor dos disparos, Esediel Jaderson Fragata dos Santos, 21 anos na época, foi preso pelo Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar (POE) na manhã da terça-feira, 27 de março de 2018, no Bairro Santo Antônio, em Lajeado. Ele estava foragido do albergue de Lajeado, onde cumpria pena no sistema semi aberto. Durante patrulhamento os policiais avistaram o suspeito em frente a uma casa para onde ele tentou fugir, mas foi capturado logo em seguida. Segundo Huppes, ” ao ser ouvido na DPPA em Lajeado, o suspeito ficou em silêncio e afirmou que só se manifestaria em juízo”.