DestaquesPolícia

Polícia Civil mira grupo que usava deepfake de Geromel para anunciar falsa loja do Grêmio

Operação cumpriu mandados em três cidades e apreendeu bens de investigados suspeitos de criar site fraudulento com visual da Grêmio Mania.

A Polícia Civil do RS realizou nesta quinta-feira (27) uma operação em SP e PR contra um grupo acusado de usar deepfake de Pedro Geromel para divulgar anúncios falsos da loja do Grêmio. Três pessoas foram presas e dez mandados de busca foram cumpridos.


Operação em três cidades

A ação ocorreu em Ribeirão Preto, Sales (SP) e Curitiba (PR), onde foram detidos um homem de 26 anos, um jovem de 18 anos e um terceiro suspeito, de 28 anos.

Além das prisões, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, com sequestro de bens vinculados ao grupo investigado.

Uso de vídeo adulterado

Segundo a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, um vídeo deepfake do ex-zagueiro Pedro Geromel era utilizado para simular um depoimento real do atleta.

<blockquote>“O material foi criado por inteligência artificial e divulgado em redes sociais e páginas falsas para dar credibilidade à fraude”, informou a delegacia.</blockquote>

Réplicas da loja oficial

O grupo desenvolveu um site visualmente semelhante ao da Grêmio Mania, incluindo logotipo, paleta de cores e tipografia. Um perfil falso em redes sociais ampliava o alcance dos anúncios.

Campanhas patrocinadas impulsionavam a divulgação. As vítimas eram direcionadas para o site, efetuavam a compra e não recebiam os produtos.

Ofertas que atraíam consumidores

Os itens eram anunciados com preços próximos aos da loja oficial, mas com falsos atrativos, como:

  • Descontos de até 70%

  • Frete grátis

  • Disponibilidade imediata

A investigação segue em andamento para identificar outros envolvidos.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo