DestaquesPolítica

Brasil assume presidência do Mercosul e Lula é recebido por Milei na Argentina

Presidente brasileiro participa da Cúpula do Mercosul em Buenos Aires; relação com o presidente argentino segue distante e sem reunião bilateral prevista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou nesta quinta-feira (3) em Buenos Aires, onde participa da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Durante o encontro, o Brasil assume oficialmente a presidência temporária do bloco, com mandato até dezembro deste ano.

Na chegada ao evento, Lula foi recebido de forma protocolar pelo presidente argentino Javier Milei, atual comandante do bloco. Os dois trocaram breves palavras e posaram para a foto oficial. A cerimônia marca o primeiro encontro presencial entre os dois desde que Milei assumiu a presidência da Argentina.

Distanciamento diplomático

Apesar do aperto de mãos, não está prevista uma reunião bilateral entre Lula e Milei. A equipe do presidente brasileiro alegou falta de tempo na agenda. A relação entre os dois é marcada por declarações públicas de crítica e afastamento. Durante sua campanha, Milei chegou a chamar Lula de “corrupto” e mantém o tom crítico em entrevistas.

Lula chegou acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que também cumprimentou o líder argentino durante o protocolo de recepção.

Visita a Cristina Kirchner

Apesar da ausência de diálogo com Milei, Lula planeja visitar a ex-presidente Cristina Kirchner, uma das principais opositoras do atual governo argentino. A visita deve ocorrer após a Cúpula do Mercosul e reforça o distanciamento político entre o Palácio do Planalto e a Casa Rosada.

Kirchner tem feito duras críticas à condução econômica de Milei, afirmando que o presidente argentino conduz o país com ameaças e retórica agressiva, sem resultados práticos na economia.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!