Nesta segunda-feira, 10, o vereador Cris Costa (PSDB) apresentou ao Executivo uma indicação para que seja criado o título de “Prefeito da Praça”. O cargo é voluntário e tem como função principal auxiliar o município nos cuidados e embelezamento dos locais públicos.
Conforme o parlamentar, a ideia surgiu em 2021 pelo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. Atualmente a Capital conta com 280 voluntários ao projeto.
“Nem sempre a administração consegue dar conta de limpar e cuidar de todos os espaços públicos, por isso, pensamos em envolver o cidadão para que ele se sinta pertencente àquele local. Certamente quem ganha é a comunidade”, frisa Cris.
Entre as funções atribuídas ao cargo está o de zelar pelos equipamentos das praças públicas, acompanhar os serviços de manutenção, comunicar ao Executivo eventuais problemas, além de buscar parceiros que possam contribuir com a preservação do espaço.
A escolha do “Prefeito da Praça” se dará através de nomeação ou votação, assim, será ele incumbido de estabelecer a ordem e de cuidar do bem público. Conforme a indicação do vereador, pode-se ainda, criar premiações aos voluntários como forma de reconhecimento ao serviço prestado.