
O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a suspensão temporária do processamento de vistos para 75 países, incluindo o Brasil. A medida entra em vigor no próximo dia 21 de janeiro e não tem prazo para ser encerrada.
Segundo a emissora Fox News, que teve acesso a um memorando interno, a decisão orienta os consulados a recusarem novas solicitações enquanto ocorre uma revisão dos procedimentos de triagem e verificação de candidatos.
A medida pode afetar turistas?
Até o momento, não há clareza sobre quais tipos de visto serão afetados, incluindo os de turismo, estudo e trabalho. O que se sabe é que a nova diretriz será aplicada amplamente, com base na legislação de imigração americana.
Além do Brasil, estão na lista países como Rússia, Afeganistão, Irã, Nigéria, Egito, Tailândia, Iêmen, Iraque e Somália.
O governo dos EUA informou que está utilizando poderes legais para barrar candidatos considerados “encargo público”, ou seja, que possam vir a depender de recursos do Estado americano. Fatores como idade, situação financeira, proficiência em inglês e histórico de saúde podem ser usados como critério de inelegibilidade.






