Governo antecipa pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS
Presidente Lula assinou decreto nesta quinta-feira (3); pagamento será feito em duas parcelas, nos meses de abril e maio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quinta-feira (3), um decreto que antecipa o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS.
Pagamentos serão feitos em duas parcelas
Os depósitos ocorrerão em abril e maio, seguindo o modelo de pagamento em duas etapas. A medida foi solicitada pelo Ministério da Previdência Social, comandado por Carlos Lupi.
A antecipação já vinha sendo analisada pelo governo e foi confirmada pelo Ministério da Fazenda antes da assinatura do decreto.
Contexto da decisão
A liberação ocorre em um momento em que o governo busca medidas para recuperar a popularidade do presidente. Tradicionalmente, o pagamento do 13º do INSS é realizado no segundo semestre, mas, em anos anteriores, também houve antecipações para movimentar a economia e auxiliar beneficiários.
Com a confirmação do decreto, aposentados e pensionistas receberão a primeira parcela em abril e a segunda em maio, de acordo com o calendário de pagamentos do INSS.