Política

Grupo de 150 parlamentares entrega hoje à presidência do Senado pedido de impeachment de Moraes

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp

Um grupo de 150 parlamentares, liderados por aliados de Jair Bolsonaro, vai protocolar nesta segunda-feira, 9, um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF, na presidência do Senado. A iniciativa, prevista para às 16h, atribui ao magistrado “abuso de poder” e “violação de direitos constitucionais”.

O pedido é encabeçado pelos deputados Coronel Meira (PL-PE), Gustavo Gayer (PL-GO) e Bia Kicis (PL-DF). Os signatários afirmam que Moraes tem interferido em outros poderes e usado indevidamente a prisão preventiva para forçar delações premiadas. Também acusam o ministro de violar direitos políticos de parlamentares.

Entre os casos mencionados está a suspensão da plataforma X (antigo Twitter) e a divulgação de mensagens envolvendo assessores de Moraes. O grupo considera essas ações uma “violação à liberdade de comunicação e acesso à informação”.

A denúncia ainda menciona o caso de um detento envolvido nos atos do 8 de Janeiro, morto na prisão, alegando que Moraes teria sido negligente. Além disso, os parlamentares acusam o ministro de ignorar pareceres da Procuradoria-Geral da República que recomendavam a soltura de presos relacionados aos eventos de 8 de janeiro.

O eventual andamento do pedido depende do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, criticado por Bolsonaro e seus aliados por não tomar medidas contra Moraes.

Fonte
CP
Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!