As últimas notícias dão conta de que segue mantida a impugnação da candidatura de Jatir José Radaelli (MDB) a prefeito de Relvado, conforme manifestou-se o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), na quinta-feira (3). A assessoria jurídica de Radaelli esclarece que será apresentado recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que irá apreciar a situação e será o órgão que de fato irá definir essa situação jurídica. De acordo com o advogado de Jatir Radaelli, Sebastião Silveira, “existem recursos protocolados em Brasília, que depende de julgamento, agora estamos entrando com mais esse recurso após essa decisão para provar elegibilidade, que será comprovada, e Jatir é candidato e cada vez mais forte”, frisa.
Segundo o advogado, professor, doutor e especialista em Direito Eleitoral, Anderson Alarcon, Radaelli é candidato conforme autoriza a própria legislação eleitoral. “Precisamos acabar com as fake news que surgiram, entre elas, que o nome do Jatir não vai estar na urna, que seus votos serão anulados ou se ele for eleito não poderá assumir”, diz um dos integrantes da equipe de advogados do candidato.
A coligação “Juntos por Relvado” (MDB e União Brasil) esclarece que é mentira o fato de que os votos dados ao candidato na eleição do domingo (6) serão anulados. Portanto, sua candidatura continua ativa, podendo ser candidato e, caso eleito e absolvido pelo TSE, poderá cumprir seu mandato pelos próximos quatros anos como prefeito de Relvado. Ainda, a coligação possui convicção e acredita no trabalho que está sendo feito, tanto é verdade que o candidato poderia ser substituído e isso não aconteceu. Há a confiança no que está sendo trabalhado pela assessoria jurídica e isso irá se sustentar.