Identificar alunos com diabetes ou com histórico familiar da doença e oferecer acompanhamento multiprofissional. Este é o objetivo do projeto de lei aprovado por unanimidade na noite desta segunda-feira, 16, que institui o programa de rastreio ao diabetes nas escolas municipais. A proposta é de autoria dos vereadores Joel Bottoni (PSDB) e Valdecir Luis Cardoso (PP).
Conforme Bottoni este projeto é fundamental para o município trabalhar de maneira preventiva. “Sabemos que o diabetes, se não tratado de forma correta, pode trazer sérios problemas à saúde. Agradecemos aos demais colegas por votaram favoráveis a esta proposta, a qual visa beneficiar as crianças e escolas do nosso município”.
Cardoso explica que o rastreio será realizado através de um questionário padrão, entregue aos pais ou responsáveis, no ato da matrícula. “O diagnóstico precoce dessa doença é muito importante, pois se detectada com antecedência e tratada com o auxílio de profissionais qualificados, é possível proporcionar a essas pessoas uma melhor qualidade de vida”, reforça.
No caso de o aluno ser detectado com a doença, ele será encaminhado à rede pública de saúde. Havendo diagnóstico positivo ou necessidade de prevenção, os pais deverão apresentar na escola o documento médico indicando qual a restrição alimentar do aluno, desta forma, a nutricionista providenciará alimentação diferenciada.
A lei segue para aprovação do prefeito.