DestaquesMundoPolítica

Milei diz que Argentina buscará liberdade econômica “com ou sem o Mercosul”

Presidente argentino defendeu maior abertura comercial e alertou que avançará em acordos unilaterais se bloco não flexibilizar regras

Durante discurso na Cúpula do Mercosul, realizada nesta quinta-feira (3) em Buenos Aires, o presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou que seu país buscará liberdade econômica e mais acordos comerciais “juntos ou sozinhos”. A declaração foi feita antes da transferência da presidência rotativa do bloco ao Brasil, que agora comandará o grupo até dezembro.

Milei defendeu uma maior abertura comercial interna e voltou a expressar o desejo do seu governo de firmar acordos de livre comércio diretamente com os Estados Unidos, o que, segundo ele, esbarra nas regras atuais do bloco sul-americano.

“Se os parceiros do bloco preferirem resistir, então teremos que insistir em flexibilizar as condições da parceria que nos unem”, disse.


Contraste com o discurso brasileiro

Na mesma cúpula, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso em tom oposto, reforçando a integração regional e a necessidade de atuação conjunta, inclusive no enfrentamento das mudanças climáticas.

Além do Brasil e da Argentina, o Mercosul também é formado por Paraguai, Uruguai e Bolívia. O Uruguai, por sua vez, também defende há anos uma flexibilização das regras do bloco. Durante o governo anterior, chegou a negociar um tratado de livre comércio com a China, mesmo sem consenso dos demais membros.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!