Política

Plano Rio Grande discute recuperação da Ferrovia do Trigo em reunião com autoridades do Vale do Taquari

Vice-governador Gabriel Souza apresentou estudo sobre a malha ferroviária e negociações com a concessionária

Na quarta-feira (2), o presidente da Amturvales, Rafael Fontana, participou de uma reunião técnica do Plano Rio Grande, ao lado do prefeito de Sério, Moisés de Freitas (presidente da AMVAT), do presidente da CIC-Vale do Taquari, Ângelo Fontana, e do empresário Roberto Lucchese. O encontro foi coordenado pelo vice-governador Gabriel Souza e teve como foco as ferrovias da região, especialmente a Ferrovia do Trigo.

Situação da ferrovia e negociações com o governo federal

Durante a reunião, o governo apresentou um levantamento da malha ferroviária antes e depois da catástrofe climática de 2024, destacando o impacto econômico causado pela destruição do trecho entre Muçum e Guaporé.

O vice-governador Gabriel Souza detalhou as tratativas com o governo federal, que envolvem negociações com a concessionária responsável pela ferrovia. Caso não haja interesse da empresa na recuperação do trecho, há a possibilidade de repassar a gestão ao Governo do Estado.

O Secretário Nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Ribeiro, confirmou que o Ministério dos Transportes convocará a Rumo Logística nos próximos 15 dias para apresentar uma proposta de recuperação da ferrovia, com um possível encontro de contas entre as partes.

Importância para a economia e o turismo regional

A recuperação da Ferrovia do Trigo é fundamental para a retomada do Trem dos Vales, atração turística que movimenta a economia regional. O encontro reforçou a importância do tema, deixando os participantes otimistas com os avanços e o empenho do governo na busca por soluções.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!