A Secretaria de Obras e Habitação (SOP) concluiu estudo sobre as condições da estrutura colapsada que restou do prédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), destruído por incêndio em 14 de julho, que confirmou a necessidade de demolição total.
O documento foi entregue pelo secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, ao titular da Secretaria da Segurança Pública e vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. Também presente o secretário de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal.
Conforme a avaliação realizada pelo departamento de Obras Públicas da SOP (DOP), o método mais adequado e seguro para a demolição controlada da estrutura é a implosão. O trabalho foi liderado pelo engenheiro Civil Júlio César Fredes da Silveira, especialista em engenharia de Segurança e do Trabalho e engenharia de Avaliações e Perícias.
A partir desse estudo, o Comitê de Contingência do governo do Estado encaminhará processo para contratação pública de empresas interessadas em executar o serviço, o que deve ocorrer nos próximos meses.
Saiba mais
A SOP também esteve representada pela diretora do DOP, arquiteta Caroline Rigon Benedetti, pelo coordenador estadual de Obras Públicas (CEOP), arquiteto Ricardo Todeschini e pela engenheira Civil Josí Viegas Cunha, coordenadora da 1° SubCeop. Presente, ainda, a coordenadora Administrativa da SSP, Cristiane Radel.
No momento, não é possível estimar data para a realização da referida implosão e os detalhes sobre eventuais bloqueios e demais orientações serão divulgadas no momento oportuno.
A reunião ocorreu na última semana (24), no gabinete da SSP, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), no Centro Histórico de Porto Alegre.