DestaquesPolítica

Talian e Italiano são línguas cooficiais de Encantado

Participe do Canal do Força do Vale no WhatsApp
O projeto de indicação do vereador Diego Augusto Da Rosa Pretto (PP), que estabelece ao município de Encantado que tenha como língua cooficial a Italiana e o dialeto talian, foi aprovado pelos vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira, 27. A matéria recebeu seis votos favoráveis e cinco contrários.
Se sancionada pelo prefeito, a Lei permitirá que documentos oficiais, publicações ou eventos do Poder Público Municipal possam ser apresentados em italiano e/ou dialeto talian.
“É inegável a importância de preservar a cultura italiana para as novas gerações e, desta forma, caracterizar a nossa identidade através dos imigrantes, inserindo inclusive, esta identidade no turismo rentável”, observa Pretto.
Conforme a matéria, o objetivo principal é divulgar a língua italiana e criar oportunidades de comércio e de turismo, além de possibilitar diversas ações que visam preservar e divulgar o dialeto talian, muito utilizado em nossas comunidades, para que as novas gerações cultivem a cultura dos antepassados que colonizaram o município e região.
DENOMINAÇÃO DE RUAS
Também de autoria do vereador Diego, foi aprovado por oito votos favoráveis e dois contrários, o projeto que estabelece critérios sobre a denominação e a alteração de nome de vias próprias, logradouros e prédios públicos.
O encaminhamento do nome do cidadão a ser homenageado deverá ser apresentado com a subscrição de três vereadores ou indicado pelo Poder Executivo, juntamente com um histórico da pessoa e uma carta de familiares autorizando o processo. A aprovação da homenagem será realizada em plenário.
De acordo com o proponente, o nome indicado precisará seguir o trâmite administrativo para ser validado. “O local também deverá estar de acordo com as pessoas que propuseram ou com a memória do homenageado, o que acaba sendo uma preocupação da comunidade que nos questiona porquê uma determinada rua possui aquele nome, por exemplo”. Pretto ainda agradeceu a colaboração dos colegas e das comissões que contribuíram para o aprimoramento do projeto.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!