DestaquesPolítica

Trump volta a defender Bolsonaro e diz que deve conversar com Lula “em algum momento, mas não agora”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (11) que pretende conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as tarifas impostas ao Brasil “em algum momento, mas não agora”. A declaração ocorreu após Trump anunciar a aplicação de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, a partir de 1º de agosto.

Além da questão comercial, Trump voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, segundo ele, está sendo tratado de forma “muito injusta” pela Justiça brasileira.

“Ele é um homem honesto e ama o povo brasileiro. Era duro nas negociações, mas honesto. Sei reconhecer quem é honesto e quem não é”, disse Trump antes de embarcar para o Texas.

Reações de Lula

O presidente Lula reagiu afirmando que, se Trump mantiver a tarifa de 50%, o Brasil responderá com a mesma medida.

“Se o que o Trump fez no Capitólio tivesse acontecido aqui, ele também estaria sendo processado”, disse Lula, em referência à invasão de 6 de janeiro de 2021.

O petista afirmou ainda que o Brasil não busca conflitos e mantém relações diplomáticas amistosas com os EUA há mais de 200 anos.

Defesa contínua a Bolsonaro

Durante a semana, Trump publicou diversas mensagens em apoio ao ex-presidente brasileiro, classificando o processo judicial como uma “caça às bruxas” e uma perseguição política.

“O Brasil está fazendo uma coisa terrível ao tratar Bolsonaro dessa maneira. Estão atrás dele dia e noite, mês após mês”, declarou.

Trump também comparou a situação de Bolsonaro à sua própria, ao afirmar que ambos enfrentam perseguições políticas por parte do sistema judicial.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!