Onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul e mais quatro Estados deve durar até sexta-feira
Uma nova onda de calor que atinge municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná deve durar até sexta-feira (15), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Nesses Estados, as temperaturas máximas devem ficar 5°C acima da média, chegando a até 40°C em algumas cidades. Por causa disso, o Inmet emitiu um “alerta de perigo” válido até o final da onda de calor. O aviso de temperaturas acima da média começou a valer na segunda-feira (11).
O termo “onda de calor” é usado quando há um aumento de temperatura de 5ºC com relação à média mensal. Quando ocorre a persistência desse padrão de 2 a 3 dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de “perigo potencial”, o chamado aviso amarelo.
Já quando a persistência desse padrão é de 3 a 5 dias consecutivos, o instituto emite um alerta de “perigo”, o chamado aviso laranja, como o que atinge grande parte da região Centro-Sul ao longo desta semana.
Por último, quando há a persistência desse padrão por mais de 5 dias consecutivos, o Inmet emite um alerta de “grande perigo”, o chamado aviso vermelho. Em novembro, um alerta desse tipo foi dado pelo instituto.
Segundo o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, a atual onda de calor é resultado de um bloqueio atmosférico que impede o avanço de frentes frias pelo País, permitindo que o ar quente no Centro do Brasil ganhe força, aumentando o calor. O sistema também dificulta a formação de nuvens carregadas e mantém o ar seco e em gradual aquecimento.