
O Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST), de Encantado, e a empresa Lorenzon Plásticos foram premiados nacionalmente com o projeto “Recicla Saúde”. A ação rendeu o troféu de bronze no 6º Prêmio Plástico Sul 2025, na categoria Logística Reserva.
Coleta e reaproveitamento
A iniciativa premiada estabelece um sistema de coleta, pesagem e destinação correta de materiais recicláveis não contaminados, como papel, papelão, plásticos e metais. O diferencial do projeto está no modelo de reaproveitamento: o retorno financeiro obtido com a comercialização dos resíduos é convertido em insumos para o hospital, como sacos de lixo.
Além disso, a parceria inclui treinamentos para os profissionais do HBST, com orientações sobre descarte adequado e separação de materiais com potencial de reaproveitamento industrial.
Entrega simbólica do troféu
Na terça-feira, 9 de dezembro, o hospital recebeu a visita do diretor da Lorenzon Plásticos, Cesar Lorenzon, e do gestor ambiental da empresa, Júlio César Ferreira da Silva, que entregaram uma réplica do troféu ao diretor administrativo do HBST, Márcio Sottana.
“Há mais de 20 anos, acreditamos na sustentabilidade. Esse prêmio é um reconhecimento nacional do nosso trabalho. Agradecemos ao hospital pelo tempo dedicado à iniciativa”, declarou Cesar Lorenzon. Esse reconhecimento também ajuda a qualificar o tipo de resíduo produzido e a classificá-lo como reciclável”, completou Júlio César.
Compromisso com a comunidade
O diretor administrativo do HBST, Márcio Sottana, valorizou a parceria e o engajamento interno:
“São ações que impactam não apenas o hospital, mas toda a comunidade. Vamos dar continuidade ao projeto e ampliar o envolvimento de pessoas”, afirmou.






