FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesSaúde

HBST e Plano de Saúde São Camilo promovem 3ª Jornada da Pastoral da Saúde

O Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) e o Plano de Saúde São Camilo foram os anfitriões na tarde desta terça-feira, 21, da segunda palestra da 3ª Jornada da Pastoral da Saúde. O evento teve como palestrante convidada a psicóloga Júlia Grun, de Encantado, que abordou o tema “Resiliência e Espiritualidade: construindo um ambiente saudável no hospital”.

O encontro, que ocorreu no Auditório do Plano de Saúde São Camilo, contou com a presença do coordenador da Pastoral da Saúde na Região Sul, Pe. Américo Pinho de Cristo, diretor administrativo do HBST, Márcio Sottana, gerente da unidade do Plano de Saúde de Encantado, Carlos Augusto Dias Silva,  coordenadora da Pastoral da Saúde de Encantado, Gema Zampieri, colaboradores do Hospital e do Plano, integrantes da Pastoral e da comunidade regional.

Sottana falou da relevância de fechar o ano com uma palestra que aborde um tema tão importante. “Que cada um que está aqui presente possa levar uma reflexão e alguma mudança, alguma nova atitude para a vida, o trabalho e o colega”, disse.

O padre Américo destacou a importância de todos deixarem o seu legado para as próximas gerações. “O legado de verdade é deixar saudade. Então alimente o teu espírito, mesmo diante das turbulências e das dificuldades. Faz o teu momento espiritual, faz um pensamento. Pare um pouco, pense na sua existência e pense que Deus existe. Deus é amor e nos levanta para nos tornarmos mais fortes no amor”, afirmou.

Júlia Grun trouxe aos participantes uma reflexão de quanto a resiliência e a espiritualidade estão interrelacionadas e como elas contribuem para um ambiente saudável. Entre os pontos apresentados estão a importância da resiliência para os profissionais da saúde, fatores que contribuem para a resiliência no trabalho, benefícios da espiritualidade no ambiente hospitalar e práticas para promover resiliência e espiritualidade no ambiente de trabalho. “Uma coisa que eu aprendi muito aqui no Hospital é “mais coração nas mãos, irmão” e levo essa frase de São Camilo comigo até hoje. Se a gente colocar o coração nas nossas ações, e as mãos representam as ações, é o que eu entrego para o outro, eu tenho certeza que vou estar fazendo o bem”, destacou a profissional que já trabal hou na Casa de Saúde de Encantado.

O evento contou com a presença de 60 pessoas e arrecadou alimentos não perecíveis e fraldas adulto descartáveis que serão distribuídas pela pastoral.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!