Saúde inicia aplicação de BTI para controlar proliferação de borrachudos
Município iniciou trabalho para aplicação de bactérias utilizadas como agentes de controle da proliferação de mosquitos em arroios.
A Secretaria da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social de Encantado está realizando aplicação do BTI no controle da proliferação de mosquitos em arroios de todo o município.
Conforme os técnicos do município o agente biológico desenvolvido para larvas não agride o meio ambiente e é utilizado para eliminar os mosquitos borrachudos.
Traduzido do inglês BTI (Bacillus thuringiensis serotype israelensis) é um grupo de bactérias usadas como agentes de controle biológico para estágios de larvas de certos dípteros. A BTI produz toxinas que são eficazes para matar várias espécies de mosquitos, mosquitos-fungos e moscas-pretas, embora quase não tenham efeito em outros organismos.
Cabe ressaltar que os principais motivos que levam à infestação do mosquito borrachudo são o desmatamento das matas ao longo dos arroios, a contaminação dos córregos por dejetos de animais e a falta de população de peixes. Essas situações contribuem para a proliferação de larvas de borrachudo, pois diminuem os predadores naturais do inseto e aumentam o material orgânico disponível para a alimentação das larvas. Desta forma, medidas de proteção ambiental são as mais importantes para prevenir o problema, uma vez que o BTI é apenas uma solução paliativa e emergencial para os períodos de crise – destacou a Engenheira Ambiental Marina Agostini.
Há cerca de 20 dias o trabalho começou a ser realizado e terá continuidade com a aplicação do BTI periodicamente durante este período mais quente do ano.