A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) está executando a pavimentação de três quilômetros da estrada vicinal que está sendo utilizada como desvio alternativo devido ao rompimento da pista no quilômetro 88 da ERS-129, em Muçum, onde 100 metros da estrada desmoronaram.
Essa ação visa melhorar a trafegabilidade dos veículos de emergência e para a população que se desloca entre Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé. A previsão de conclusão é de até 12 dias. Paralelamente, a EGR está planejando a reconstrução do trecho danificado, elaborando uma licitação para esse fim.
Segundo o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, a atuação da empresa visa qualificar a mobilidade, agilizar uma alternativa e ampliar a segurança dos usuários diante das adversidades climáticas. “A EGR está dedicando esforços significativos para reconstruir segmentos vitais para os serviços emergenciais e para conectar as comunidades afetadas”, destaca.
Após os impactos dos eventos climáticos no Rio Grande do Sul, mais de 25 trechos em 17 rodovias administradas pela EGR foram afetados por quedas de barreira, rompimentos de pista e desabamentos de pontes.