Terminou no último domingo (09.01), com público recorde, a terceira temporada dos passeios do Trem dos Vales: mais de 31 mil bilhetes foram vendidos para as 52 viagens, que ocorreram entre novembro de 2021 e o início de janeiro deste ano. O projeto também movimentou a economia, injetando uma estimativa de R$ 6 milhões aos empreendimentos turísticos do Vale do Taquari e da Serra.
Deste público, chama a atenção que 80% dos visitantes eram de fora da região. Os passeios receberam turistas de 14 estados brasileiros e de dez países, entre eles, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Alemanha e África do Sul. “Isso mostra que essa terceira temporada foi um sucesso total. Temos o passeio mais lindo do Brasil e muitas pessoas puderam confirmar o que temos em termos de belezas naturais e arquitetônicas na Ferrovia do Trigo no trajeto desse ano, que contempla os municípios de Muçum, Vespasiano Corrêa, Dois Lajeados e Guaporé”, salienta o coordenador do Projeto Trem dos Vales, Rafael Fontana.
Essa movimentação trazida pelos passeios beneficiou a economia regional. Hotéis, restaurantes, pousadas, postos de combustíveis, lojas, agroindústrias, parques, entre outros, perceberam o fluxo extra no período dos passeios. “Estimamos que o Trem dos Vales tenha movimentado mais de R$ 6 milhões nos empreendimentos turísticos do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha neste período”, afirma Fontana, destacando que o projeto também incentivou a abertura de novos negócios e promoveu melhorias em muitos que já existiam.
Uma das atrações que foi bastante visitada nessa temporada de passeios foi o Cristo Protetor, de Encantado, assim como outros atrativos turísticos em mais de 15 cidades, integrando a região. Muitos turistas fizeram o passeio de trem e também aproveitaram para visitar o monumento, que ainda está em obras. Nas estações de Muçum e Guaporé, os governos municipais organizaram os ambientes e deram um show no acolhimento aos visitantes, além de orientar e informar a todos. Também foram promovidas atrações culturais e pontos de venda de produtos locais para os turistas, enquanto aguardavam o trem ou após o final do passeio.
ASSOCIAÇÃO BRASILERIA DE PRESERVAÇÃO FERROVIÁRIA – ABPF SUL
Para a ABPF, entidade que opera os passeios com a composição de locomotiva, vagões e especialmente equipe com expertise no transporte de passageiros, o Trem dos Vales a cada ano se consolida como um dos principais passeios de trem do Brasil. “O Trem dos Vales, trilha um caminho para ser um dos principais passeios do nosso país e fortalecer os trens culturais e turísticos”, reforça Marlon Ilg – Presidente da ABPF.
Autoridades
Diversas autoridades estiveram presentes nos passeios desta temporada e destacaram o potencial do projeto. Entre elas, o secretário de Estado do Turismo, Ronaldo Santini; o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Gabriel Vieira Souza; o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Luiz Carlos Busatto; o chefe de Gabinete do Ministério do Trabalho e Previdência, major Leandro Lima, e o presidente da Federasul, Anderson Cardoso.
Realização
O Trem dos Vales é uma iniciativa da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), juntamente com os municípios que integram o projeto Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roça Sales e Vespasiano Corrêa, conta ainda com o apoio e cooperação da Rumo Logística. A Ferrovias do Sul é responsável pelo atendimento aos vagões.
Na terceira temporada do Trem dos Vales, a comercialização dos bilhetes ficou a cargo da empresa Serra Vales. Já a RV Digital criou o site do projeto e a Agência Estúdio A foi a responsável pela divulgação. Os passeios geraram conteúdo que foi veiculado em mais de 50 meios de comunicação.