O Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) acolheu, na última semana, a Cruz Peregrina em comemoração ao Centenário dos Camilianos no Brasil, que será celebrado em 15 setembro de 2022. O símbolo foi recepcionado e recebido na tarde da quinta-feira, dia 2, no HBST (instituição integrante da Rede São Camilo).
Coordenada pelos padres Camilianos, Américo Pinho de Cristo e Camilo Munaro, a peregrinação também esteve no Plano São Camilo, na Igreja Matriz São Pedro, onde ocorreu a tradicional Missa da Saúde, e no Cristo Protetor de Encantado. Além da Cruz, a Vela também fez parte das celebrações e permaneceram na cidade até a sexta-feira, dia 3, quando visitaram os diversos setores do HBST e, após, ocorreu a cerimônia de despedida.
“Além de divulgarmos os 100 anos dos Camilianos no Brasil estamos fazendo essa peregrinação para mostrar a presença de nossas obras, da missão camiliana, principalmente como religiosos, e também junto com os nossos colaboradores no Brasil. São Camilo queria ter mil braços para servir aos doentes e hoje tem milhões de braços servindo aos que sofrem, aos doentes“, afirma o padre Américo Pinho de Cristo.
Para o diretor do HBST, Evandro Klein, é gratificante receber a peregrinação no município e celebrar os 100 anos dos Camilianos no Brasil. “A missão iniciada por São Camilo, não somente na área da saúde, mas também na educação e no social, é inspiração para seguirmos fazendo o trabalho na nossa região”, diz.
A passagem da Cruz já percorreu nas regiões Norte e Nordeste e agora está no Sul do país. Até início de setembro encerram-se as celebrações no Sul e os Camilianos vão se preparar para o grande evento em comemoração ao Centenário que ocorrerá no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.
Os Camilianos chegaram ao Brasil em setembro de 1922.
São representados civilmente por diversas entidades beneficentes que atuam nas áreas da saúde, religião, ensino e assistência social, inspiradas no Evangelho e pautadas pelas diretrizes pastorais e normas éticas da igreja católica.