74,9% dos moradores de Encantado, Capitão, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Muçum, Nova Bréscia, Roca Sales e Vespasiano Corrêa já estão recenseados no Censo 2022, realizado pelo IBGE desde 1º de agosto deste ano.
A estimativa de conclusão da contagem populacional nesses municípios que compreendem a sub-área de Encantado, era de 31 de outubro. Porém, de acordo com fatores externos citados pelo coordenador de censo nesta região, Solano Bertol, o prazo de conclusão foi prorrogado para 31 de dezembro.
Diversos fatores acabaram atrasando o processo de coleta, como por exemplo: escassez de pessoal para o trabalho e alta rotatividade de recenseadores, além do cenário eleitoral tenso, que gerou certa resistência da população em receber e responder ao IBGE. Além disso, Solano destaca outras dificuldades encontradas pelos recenseadores. “Os recenseadores estão encontrando uma relativa resistência por parte da população em responder ao questionário, que é muito rápido. Os motivos são os mais diversos, como por exemplo contrariedade a “essas coisas do governo”, receios em fornecer informações pessoais, e sobre esse ponto, o que a maioria não sabe é sobre a forma de tratamento e sigilo com que são tratados os dados pelo IBGE”, destaca.
Atualmente, as equipes estão em fase final de coleta com um quadro em redução. “Em Encantado, deveríamos ter 22 recenseadores, mas estamos com 10, e são esses dez que concluirão o trabalho dentro do novo prazo de 31 de dezembro”, completa.
Encantado precisa comprovar nova faixa populacional
A recusa em atender aos recenseadores e compartilhar informações que são dotadas de amplo sigilo pelo IBGE estimou a parceria entre o Posto de Coleta de Encantado e a administração municipal para ações estratégicas de sensibilização.
Conforme Solano, Encantado precisa comprovar ao governo federal, via Censo 2022, que sua população é maior
de que 23.772 habitantes, sob pena de não atingir a faixa populacional que permite o aumento na alíquota do ICMS. “Se não comprovarmos, o município perde em repasse de recursos”, explica. Conforme Solano, o número de habitantes de Encantado está defasado há 12 anos, quando ocorreu a última contagem. “Estamos num trabalho árduo em parceria, para sensibilizar aquelas famílias que foram visitadas e se recusaram a dar informações”, destaca.
Total já visitado
Na Subárea de Encantado estima-se visitar 20.618 domicílios nos municípios de Encantado, Capitão, Coqueiro Baixo, Doutor Ricardo, Muçum, Nova Bréscia, Roca Sales e Vespasiano Corrêa.
Percentual de cada cidade: Capitão 92,09% – Coqueiro Baixo 79,13% – Doutor Ricardo 94,05% – Encantado 76,04% – Muçum 67,16% – Nova Bréscia 100% – Roca Sales 71,41% – Vespasiano Corrêa 99,8%