Com venda estável, produção de veículos no Brasil avança 5,4% e soma 2,37 milhões de unidades em 2022
Resultado das exportações surpreendeu o setor com a elevação de 27,8% no ano passado, o que equivale a 480,9 mil automóveis embarcados, aponta balanço da Anfavea
Apesar de vendas estabilizadas no patamar de 2,104 milhões de unidades, a produção nacional de automóveis encerrou o ano passado com 2,37 milhões da carros fabricados, o que equivale a uma alta de 5,4% sobre o volume apurado em 2021.
O resultado, divulgado na manhã desta sexta-feira (6), superou em mais de um ponto percentual as expectativas da própria Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para o período. O ano de 2022 foi marcado por elevação de 27,8% e 480,9 mil automóveis embarcados em igual base de comparação.
De acordo com o presidente da entidade, Márcio de Lima Leite o cenário foi modelado pela sensível redução nas paralisações de fábricas no segundo semestre, com melhora parcial no fluxo de componentes eletrônicos. Segundo o balanço, as indústrias brasileiras do setor encerraram o ano passado com 102,4 mil empregos. Nos últimos 12 meses, 1,4 mil postos foram criados pelas montadoras.
Para 2023, a expectativa é de aumento na faixa de 2,2% para a produção de autoveículos, com 2,42 milhões de unidades. Também aponta para crescimento de 4,2% na categoria dos comerciais leves e queda de 20,4% em caminhões e ônibus. O segmento de pesados, argumenta Leite, deverá ser impactado pela mudança da regra de emissões de gases, cuja consequência é o reajuste de preços.
Projeção é de mais vendas e menos exportações em 2023
Neste ano, a estimativa da Anfavea prevê vendas de 2,17 milhões de autoveículos, ou 3% a mais do que em 2022. Outra vez, os leves deverão puxar o número, com elevação estimada em 4,1%, ante queda de 11,1% dos pesados.
Segundo Lima, a surpresa positiva de 2022 veio do mercado externo, em razão das restrições de comércio exterior impostas pela Argentina, o maior parceiro comercial do país. De outro lado, os dados revelam crescimento nos demais mercados latino-americanos, em especial México, Colômbia e Chile.
Em valores, as exportações tiveram alta ainda maior, de 37,6%, por conta do envio mais significativo de veículos com maior valor agregado, como SUVs, caminhões e ônibus. Para 2022, a expectativa é de ligeira queda de 2,9% ainda puxada pela situação na Argentina.