Gêmeas siamesas que passaram por cirurgia de separação têm alta da UTI em Goiás
Valentina e Heloá Prado nasceram unidas pelo tórax, abdômen, bacia, fígado, intestino delgado, intestino grosso e genitália
As irmãs Valentina e Heloá Prado, de 3 anos, tiveram alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), na última quarta-feira (15), em Goiânia.
Conforme o último boletim divulgado nesta tarde, as crianças estão estáveis, sem respiradores e antibióticos e com acompanhamento da ferida operatória pela equipe de cirurgia.
Heloá está aceitando a alimentação oral bem e não está com acesso venoso. Valentina segue em dieta enteral, em acompanhamento com fonoterapia para progressão de consistência da dieta. Ela apresenta melhora do padrão neurológico, sem crises convulsivas.
As duas nasceram unidas pelo tórax, abdômen, bacia, fígado, intestino delgado, intestino grosso e genitália. A cirurgia para separação aconteceu em 11 de janeiro e envolveu 60 profissionais da rede pública de Goiás.
O procedimento teve duração de cerca de 15 horas. Valentina foi a primeira a deixar o centro cirúrgico, seguida pela irmã.
Valentina e Heloá são nascidas em Guararema, no interior de São Paulo, mas vivem com a família em Goiás há dois anos.