#Flores.ser | Mudança de hábito!
Quem nunca escutou aquela lenda de que para adquirir um hábito, basta repeti-lo por 21 dias consecutivos? E sim, eu escrevi lenda, por que de fato é uma lenda, mas fica aqui comigo que vou te explicar de onde nasceu essa ideia.
No ano de 1960, o cirurgião plástico e escritor Maxwell Maltz, publicou um livro chamado Psycho-Cybernetics, colocando que em sua experiência como cirurgião plástico, percebeu que seus pacientes levavam cerca de 21 dias para se acostumarem com suas novas aparências. A partir desta observação, Maltz propôs que esse período de 21 dias também seria suficiente para que as pessoas adquirissem e incorporassem novos hábitos em suas rotinas.
Lendas à parte, vamos para os fatos.
Para a criação de um novo hábito na nossa vida, o tempo é somente uma variável a ser levada em conta. Importante refletir se este hábito nos traz um prazer imediato (comer chocolate), se ele vai me trazer um benefício à médio ou longo prazo (voltar para aquela dieta chata mas essencial) e o principal, ter consciência de que não somos robôs e que cada pessoa tem seu processo, sua individualidade e singularidade, logo, tem suas próprias motivações e leva o seu tempo para adquirir seus hábitos.
Para quem pretende introduzir um hábito saudável na sua rotina, ao invés de ficar preocupado com o tempo que vai levar para “entrar no automático”, sugiro aproveitar o percurso, buscando encarar a aquisição deste hábito de forma positiva, manter a persistência e priorizar, porque se for um hábito que vai te trazer um benefício no futuro (ao invés de no presente) e você não tem ele ainda, para introduzir ele na tua vida, vai ter pelo menos um momento de muita dificuldade, e você só vai conseguir adquirir o hábito depois de superar essa dificuldade, no seu tempo…