FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesSaúde

População está consciente no combate ao mosquito

A falta de conscientização da população e ampla disponibilidade de testes rápidos são os principais fatores que levam Encantado a concentrar 47% dos casos confirmados de dengue no Rio Grande do Sul em 2022.

Embora no momento nenhuma pessoa esteja internada por dengue no Município, a secretaria de Saúde, Clarissa Pretto Scattola, está ciente da gravidade da situação e ressalta que a Administração está realizando campanhas de conscientização e intensificando ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

A Diretora da Vigilância Estadual de Saúde Tani Ranieri afirma que o Município de Encantado trabalha bem com a investigação dos casos e por isso apresenta um número mais próximo da realidade do que em outras cidades. Segundo Tani, “Encantado conta com uma vigilância bem estruturada, com redes de atenção primária e hospitalar preparadas para atender a demanda.”

Enquete

O Jornal Força do Vale foi às ruas de Encantado para avaliar como os munícipes estão se prevenindo e como avaliam o trabalho do poder público contra o mosquito transmissor de doenças. Perguntamos:
1. O que você tem feito para evitar a dengue?
2. Você acha que o poder público está fazendo a sua parte?
3. Você já se deparou com um criadouro de mosquitos?

Flaviana da Silva, 43 anos, balconista

Moro num condomínio com quatro casas, então, cuidamos todos juntos para não deixar água acumular, principalmente nos pátios. O poder público está agindo corretamente. O prefeito Jonas não pode limpar a nossa casa. Todos temos que fazer a nossa parte. Meu bairro está tranquilo.

Inacir Ferreira da Silva, 58 anos, aposentado

Moro em um condomínio fechado, e lá, todos cuidam. Existia um criadouro de mosquitos nos tubos em um terreno próximo. Chamamos a prefeitura e o problema foi resolvido, assim como estão passando nas ruas, orientando e aplicando veneno. Por aqui, não percebi mais nenhum foco.

Veranice Bohn, 52 anos, secretária

Estou sempre cuidando para não deixar água parada. Renovo a água dos potes dos gatos e das plantas. Cuido ao redor da minha casa, faço roçadas. A Administração está fazendo o melhor que pode, mas a cabe a conscientização de cada um. Por aqui não sei de focos.

Zenilde Gracioli, 66 anos, dona de casa

Tenho cuidado da casa, principalmente quando chove, faço uma vistoria ao redor e cuido para não acumular água parada nos vasos. Sim, o município está fazendo a sua parte e pelo que vejo, na minha vizinhança não tem nenhum criadouro.

O QUE DIZ A PREFEITURA

“Após a confirmação do primeiro caso, em 1º de março, realizou-se a varredura no bairro Navegantes, nos dias 02 e 08 deste mês. Também no dia 8 e no dia 15 de março foi feito a aplicação do produto para o bloqueio do mosquito com a UBV pesada no raio de 150 metros do caso confirmado. O cuidado é individual e todos precisam tomar as medidas de precaução para evitar a doença, eliminando todo e qualquer possível criadouro. O mosquito não é mais forte que uma cidade inteira, a responsabilidade é de todos nós.”

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!