Risco médio: Vale do Taquari melhora indicadores e fica na Bandeira Laranja
O mapa preliminar do Distanciamento Controlado foi divulgado nesta sexta-feira, 11, pelo Governo do Estado.
Bandeira Laranja
O mapa preliminar da 19ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado coloca 14 regiões (entre elas a de Lajeado), de um total de 21, na bandeira laranja.
Bandeira Vermelha
Sete regiões foram classificadas na bandeira vermelha, com risco epidemiológico alto para Covid-19. Além das regiões de Porto Alegre, Erechim e Palmeira das Missões, já em bandeira vermelha, os indicadores apontaram piora em outras quatro: Santa Maria, Guaíba, Passo Fundo e Caxias do Sul.
O mapa definitivo, após a análise de recursos, sai na tarde de segunda-feira.
Vale do Taquari melhora
A Região R29 R30, que compreende 37 municípios do Vale do Taquari, melhorou sua nota de classificação de risco, que ficou em 0,88, contra 1,63 na semana passada.
Para ingressar na bandeira vermelha é necessário ter nota igual ou superior a 1,50.
Acesse aqui a base de dados completa.Se por um lado reforça a estabilidade regional, por outro deve servir de alerta e reforçar a necessidade de cuidados, evitando relaxamento que pode apresentar piora nos indicadores e levar os governantes a adotarem medidas mais severas.
Gestão compartilhada
No modelo de cogestão, em que as regiões podem adotar protocolos menos restritivos à bandeira que recebem, somente as de Santa Maria e Guaíba, ambas com risco alto, não apresentaram um protocolo próprio.
Até as 18h desta sexta-feira, 17 regiões haviam aderido à cogestão: Lajeado, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Erechim.
Critério 0-0
Os municípios em região de bandeira vermelha que não tenham registro de hospitalização e óbito por Covid-19 (considerado o município de residência) nos 14 dias anteriores a apuração das bandeiras poderão adotar, através de regulamento próprio, protocolos previstos na bandeira laranja, mantendo atualizados os sistemas de informações oficiais (SIVEP e E-SUS).
Saiba mais sobre o modelo do Distanciamento Controlado clicando aqui.