FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesServiços Públicos

Governador e Vice-Governador do RS anunciam medidas de apoio às vítimas das chuvas

O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o Vice-Governador do Estado, Gabriel Souza, realizaram nesta quinta-feira (14), uma coletiva de imprensa após uma reunião com o secretariado gaúcho no Centro Administrativo Adroaldo Conzatti, em Encantado. Na ocasião, eles discutiram as ações e medidas tomadas em resposta aos graves transtornos causados pelas chuvas que atingiram a região.

“Desde a semana passada, desde o começo de um dos maiores transtornos causados pelas chuvas, estamos com as forças de defesa civil, forças de segurança e assistência humanitária em ação”, declarou o Governador Eduardo Leite. “Começamos a trabalhar no final de semana na reconstrução e instalamos aqui na prefeitura um gabinete de crise coordenado pelo Vice-Governador Gabriel Souza, alinhando diariamente todas as ações.”

As ações coordenadas envolvem a limpeza e remoção de entulhos, a análise das condições dos abrigos, a identificação e levantamento de dados das pessoas desabrigadas, bem como a busca por soluções de habitação temporária para essas famílias.

O Vice-Governador Gabriel Souza destacou o esforço conjunto: “Hoje temos 5 engenheiros cedidos pela Univates em campo em Roca Sales e outros 5 engenheiros da Associação de Engenheiros do Vale do Taquari em Muçum. O Governador determinou que, se necessário, contratemos uma equipe adicional de engenheiros para prosseguir com o trabalho nos próximos dias.”

O Governador também enfatizou os desafios da reconstrução: “Não há estruturas provisórias que o exército possa intervir, e não são construções fáceis. Em municípios como Muçum, Guaporé e Dois Lajeados, temos pontes de 280 metros e 120 metros. São obras complexas que exigem contratação integrada a projeto de obra e caráter emergencial, mas ainda assim, podem levar até um ano.”

Eduardo Leite também anunciou o Programa Volta Por Cima, que disponibiliza 2.500 reais para famílias cadastradas em extrema pobreza ou na pobreza: “Estamos estimando um total de 25 milhões de reais para atender milhares de pessoas na região e em outros municípios afetados. O essencial é o levantamento de dados para que possam fazer as pequenas aquisições de itens necessários neste momento.”

Quanto aos recursos federais, o Governador ressaltou sua importância e a presença do Secretário Nacional de Habitação: “Ainda estamos avaliando como esses recursos serão disponibilizados. É fundamental a presença do Secretário Nacional de Habitação aqui na cidade hoje para facilitar os processos burocráticos e entregar à população os resultados esperados.”

Além disso, foram destacados os esforços para reparar as instalações da segurança pública danificadas pelas chuvas: “Houve um estrago significativo em prédios da segurança pública, e a Secretaria de Obras Públicas do Estado está trabalhando nas metodologias e contratações mais rápidas para o reparo dessas instalações, a fim de devolver as condições de trabalho o quanto antes. O serviço não para, e as forças de segurança continuam atuando”, afirmou o Governador.

Por fim, Gabriel Souza reforçou a importância da segurança nas avaliações das moradias afetadas: “A Secretaria de Obras Públicas do Estado já interditou imóveis particulares em Santa Tereza, Roca e Muçum. Estamos trabalhando na identificação dessas moradias, e nossa recomendação é que, enquanto não houver certeza de que a habitação foi impactada pelo evento e está em condições de receber a família, não se retorne para casa, e continue nos abrigos públicos. Estamos em campo neste momento trabalhando para efetivar as verificações, e as prefeituras também devem fazer o mesmo para orientar a população.”

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!