Partirá de Encantado uma comitiva em busca de soluções para o problema das enchentes que assolam o Vale do Taquari. O destino será Blumenau, em Santa Catarina, conhecida por suas enchentes recorrentes, onde medidas de prevenção e contenção têm sido implementadas ao longo dos anos para minimizar o impacto desses eventos. A saída está prevista para o próximo domingo, dia 17, em frente ao Centro Administrativo Municipal Adroaldo Conzatti.
A ideia é encontrar no município Catarinense um case de sucesso no que se refere ao enfrentamento de enchentes. Blumenau se notabiliza pelo investimento em infraestrutura, adoção de medidas de redução de impacto e coordenação entre setores. O município construiu estruturas de retenção em pontos estratégicos para controlar o fluxo de água durante eventos de cheias, o que contribui para a redução da intensidade dos alagamentos.
A expectativa é que mais de 30 pessoas estejam no grupo, que estará formado por prefeitos, vereadores, representantes da Defesa Civil, engenheiros ambientais, profissionais de imprensa, entre outros. Uma das lideranças da comitiva, será o prefeito Jonas. O Chefe do Poder Executivo encantadense, explica que busca por alternativas de redução de impactos, desde que a cheia de setembro atingiu fortemente o Vale. “Logo depois de setembro, em novembro, tivemos uma nova cheia de grandes proporções, o que torna a busca por uma solução ainda mais emergente”, destaca.
Jonas afirma ter procurado discutir soluções com diversas frentes e cobrado do Governo do Estado e a União a apresentação de saída para o problema das enchentes. O prefeito destaca que a ida a Blumenau, uma iniciativa discutida e adotada pelas lideranças municipais, com o apoio da imprensa regional, é parte deste trabalho. “Não quer dizer que voltaremos de lá com uma solução. No entanto, não podemos ficar parados. Estamos fazendo esse movimento, importante para encontrarmos um caminho e apresentar um futuro mais tranquilo para os moradores de Encantado e região. Esse é um compromisso que assumi junto aos prefeitos das cidades vizinhas”, comenta.