FORÇA DO VALE 40 ANOS
Polícia

Cigarros eletrônicos contrabandeados são apreendidos pela PRF em Lajeado

Operação faz parte das ações da Operação Argos de combate ao crime

Na noite desta quarta-feira (20), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu cigarros eletrônicos, aparelhos eletrônicos e cigarros comuns ilegais em Lajeado. A ação ocorreu no km 342 da BR 386.

A PRF realizava operação de enfrentamento à criminalidade na rodovia, quando abordou um ônibus de transporte interestadual que fazia linha entre Medianeira/PR e Caxias do Sul/RS. Durante os procedimentos de fiscalização, os agentes constataram que havia no bagageiro do ônibus sacolões de mercadorias desacompanhadas da respectiva nota fiscal, o que motivou a equipe a abrir o volume para averiguar o que havia em seu interior. Foram, então, encontrados 93 pods de cigarros eletrônicos descartáveis, cuja comercialização é proibida no país. Foram ainda localizados aparelhos eletrônicos e cigarros comuns desacompanhados das respectivas notas fiscais.

Os proprietários das mercadorias, de 36, 38 , 45 e 62 anos, que já possuem passagens por lesão corporal, dano e resistência, confessaram que as trouxeram do Paraguai para revender no Brasil. Diante dos fatos, as mercadorias foram apreendidas e os envolvidos encaminhados para a Polícia Federal de Santa Cruz do Sul/RS, onde serão apurados os crimes de contrabando e descaminho.

De acordo com a Resolução nº 46, de 28 de agosto de 2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é proibida a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, entre eles o cigarro eletrônico. Em julho de 2022, a Anvisa aprovou o Relatório de Análise de Impacto Regulatório (AIR) sobre os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), durante a 10ª Reunião Extraordinária Pública de 2022. O documento aprovado indica a necessidade de se manter a proibição de todos os tipos de dispositivos e recomenda a adoção de medidas adicionais para coibir o comércio irregular destes produtos, tais como o aumento das ações de fiscalização e a realização de campanhas educativas.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!