FORÇA DO VALE 40 ANOS
Enchentes

Documentos resgatados nas enchentes do RS serão restaurados por técnicos da UFSC

Itens que fazem parte do acervo de um museu e de uma biblioteca foram congelados após as inundações

A partir do próximo sábado (5), técnicos do Laboratório de Restauração e Conservação (Labcon), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), iniciarão a restauração de documentos resgatados após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em abril e maio deste ano. Na última segunda-feira (30), aproximadamente 250 itens chegaram à UFSC para que o processo de recuperação possa começar.

Desde maio, a recomendação do Labcon levou o museu de Igrejinha, na região metropolitana de Porto Alegre, e a biblioteca pública de Camaquã, no sul do estado, a congelar os itens documentais para preservá-los antes da restauração. Cézar Karpinski, coordenador do Labcon, explica que o congelamento não é um tratamento, mas uma forma de preservar os itens até o início do processo.

Dentre os documentos que chegaram de Igrejinha, estão 150 itens, incluindo partituras de música alemãs e 50 livros não congelados. De Camaquã, foram enviados 50 itens, como livros históricos e revistas. Os documentos foram transportados em uma van frigorífica de Porto Alegre até Florianópolis, onde foram armazenados em refrigeradores improvisados.

No sábado (5), a equipe do Labcon descongelará dois itens, um de cada acervo, para realizar testes químicos e biológicos que identificarão o tipo de tinta e papel. Após o descongelamento, os documentos passarão por um processo de secagem, seguido de higienização, recuperação da estrutura de papel e encadernamento. Cézar estima que todo o trabalho pode levar até dois anos, dependendo das condições de conservação dos itens.

Fonte
CNN
Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!