FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesEleições

“Nosso desejo é uma eleição tranquila e um exercício pleno da democracia”, destaca juíza eleitoral sobre o pleito de domingo

A juíza eleitoral Vanessa Azevedo Bento, responsável pela 67ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Encantado, Roca Sales, Muçum, Relvado, Vespasiano Corrêa e Doutor Ricardo, destacou a importância das eleições municipais que ocorrerão neste domingo, 6 de outubro. Neste pleito, serão escolhidos os novos prefeitos e vereadores que estarão à frente do Executivo e Legislativo dos municípios pelos próximos quatro anos.

Vanessa Bento declarou ao Força do Vale que a Justiça Eleitoral, juntamente com o Ministério Público Eleitoral e as forças de segurança pública, estará presente em todas as cidades da região para garantir a lisura do pleito e coibir práticas irregulares.

“O nosso desejo é que essa eleição seja tranquila, um momento de exercício da democracia. Temos certeza de que é isso que a população do Vale do Taquari merece e anseia, ainda mais no atual momento, depois das recentes tragédias climáticas que tanto assolaram a nossa região”, afirmou a juíza.

Alerta contra a compra de votos e respeito à legislação eleitoral

A juíza também destacou a importância do voto livre e consciente, lembrando que a venda de votos é crime tanto para quem compra quanto para quem vende. “A prática pode gerar, além das consequências criminais, a cassação do mandato, caso o candidato venha a ser eleito”, enfatizou.

Ela lembrou ainda que o voto é secreto e que o sistema eletrônico brasileiro foi desenvolvido para garantir a segurança e a sigilosidade dos eleitores. A organização da eleição conta com o apoio fundamental dos mesários para proporcionar um pleito seguro, transparente e rápido, seguindo um modelo que é referência para outros países.

Orientações para o dia de votação

No domingo, a votação ocorrerá das 8h às 17h, com os eleitores devendo comparecer munidos de um documento oficial com foto. A juíza lembrou que o primeiro voto será destinado ao candidato a vereador, que possui cinco dígitos, seguido pelo voto para prefeito e vice-prefeito, com dois dígitos.

Ela reforçou que, no dia da eleição, é permitida apenas a manifestação individual e silenciosa de preferência por partido, coligação ou candidato. Qualquer tipo de propaganda, inclusive boca de urna, constitui crime.

Além disso, é proibido o uso de celular na cabine de votação. Caso o eleitor não entregue o aparelho aos mesários, poderá ser impedido de votar, e a situação será registrada em ata. A juíza também destacou que é vedado o ingresso de pessoas armadas nos locais de votação, com exceção dos integrantes das forças de segurança em serviço ou quando requisitados pelos presidentes de mesa.

A juíza eleitoral Vanessa Azevedo Bento finalizou desejando que prevaleça a vontade popular e que o resultado das urnas represente a escolha consciente dos cidadãos.

”Que vença a vontade popular!“, concluiu.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!