Diferente de ser imparcial, é manter a isenção ou neutralidade diante de determinado fato
Imparcialidade
O conceito de imparcialidade no jornalismo começou a ser debatido no início do século passado nos Estados Unidos. Em 1948, a Comissão Federal de Comunicação dos EUA tornou obrigatória na TV americana a “Fairness Doctrine”, ou seja, a Doutrina da Imparcialidade. Na verdade, a possibilidade de existir esse conceito no jornalismo é algo inatingível, impossível, um mito.
Toda abordagem na construção de uma matéria reflete a visão de um profissional que tem gostos pessoais, preferências, admirações e também contradições. Mesmo com a distância necessária, quem produz uma notícia ainda dará sua visão após ouvir as partes. Por esse motivo, nunca acreditei na tal imparcialidade. Até mesmo quem produz uma fotografia própria, um autorretrato no celular (selfie), busca o melhor ângulo, aquele que mais lhe agrada. Assim é na vida, e assim é no jornalismo, mesmo que algumas universidades ainda tragam teorias sobre o tema.
Ser imparcial é diferente de manter isenção ou neutralidade diante de determinado fato. Embora pareçam sinônimos, na prática não são. Imagine então exigir imparcialidade de um comentarista ou articulista? Simplesmente impossível, pois ele trará sua análise embasada em critérios de convivência e expertise, buscando iluminar os acontecimentos para que o leitor ou ouvinte tire suas próprias conclusões.
Este assunto é muito amplo e complexo, difícil de compreender para alguns políticos com notórias limitações cognitivas, especialmente após uma derrota eleitoral, quando não admitem erros, equívocos e a falta de propostas.
Caso Creche
O delegado Alex Assmann, que investiga a agressão a uma criança por uma estagiária em uma das creches de Roca Sales, afirma que o inquérito policial está em andamento. A fase atual é de oitivas, e sua expectativa é concluir na próxima semana. Após isso, o caso será enviado ao Ministério Público da Comarca. Estamos acompanhando o caso.
Prefeito de Roca Sales
Conversei semana passada com o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, sobre o fato de uma criança ter sido agredida enquanto estava sob a tutela do Município em uma das creches. O prefeito afirmou que estava realizando apurações internas e que tomaria as medidas necessárias.
Muçum
Semana passada, a coluna teve pouco espaço para comentar sobre os eleitos da região. Em Muçum, o atual prefeito Mateus Trojan teve uma votação histórica, com mais de 80% dos votos contra pouco mais de 19% de Marcos Bastiani. Os eleitores renovaram o mandato de Trojan, acreditando que ele poderá reerguer o município após as tragédias ocorridas no ano passado e em maio deste ano. A tarefa será difícil.
Roca Sales
O candidato Mazinho, do PP, venceu as eleições em Roca Sales com quase 53% dos votos. O candidato do MDB, Bayard dos Santos, ficou em segundo com quase 35%, e Dinho ficou em terceiro com pouco mais de 12% dos votos válidos.
Tarefa em Roca Sales
Mazinho e Pivatto, vencedores nas eleições, terão pela frente a difícil tarefa de reorganizar o município, fortemente atingido por catástrofes meteorológicas. Uma das possíveis soluções para evitar novos eventos é realocar a área central, buscando áreas mais afastadas da costa do Rio Taquari.
Evento em Roca Sales
Roca Sales agora conta com o apoio de uma associação civil para reconstruir o município. Foi formada a Associação Amigos Reconstruindo Roca Sales, presidida por Eduardo Alves Salgado. Nesta sexta-feira, dia 18, a entidade promove um jantar beneficente, onde será apresentado o caso de sucesso “A Ponte da Reconstrução”, com a Associação Amigos de Nova Roma do Sul.
Reeleição em Relvado
Em Relvado, o atual prefeito Loiso obteve uma vantagem histórica, com mais de 60% dos eleitores optando por reconduzi-lo a mais um mandato. O ex-prefeito Jatir Radaelli, com quatro mandatos, fez pouco mais de 39% dos votos. Desta vez, a diferença foi de mais de 400 votos. Loiso é o primeiro prefeito da história de Relvado a conseguir a reeleição.
Expectativa em Encantado
Em Encantado, o prefeito reeleito Jonas Calvi está dando continuidade aos trabalhos normalmente, após conquistar uma vitória jamais vista nos mais de 100 anos do município. Ele cumpriu agenda com secretários na segunda-feira após as eleições, e a expectativa é sobre a composição do próximo mandato. Conforme as informações, tudo deve seguir como está até o final do ano. Alguns coligados almejam cargos no novo mandato, mas há setores, como educação e saúde, que devem continuar como estão.
Podcast “Perondi Sem Roteiro”
Na semana passada, inauguramos o podcast “Perondi Sem Roteiro” na estrutura de televisão do Força do Vale. Já tivemos duas entrevistas interessantes. A primeira foi com o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, e a segunda com os diretores da empresa Fontana, que celebrou 90 anos de atividades.
Fontana
Os diretores da empresa Fontana, Ricardo e Maurício, falaram sobre o idealizador Pedro Fontana, a continuidade com seus pais, Dinarte e Cesário, e com eles próprios, que são primos. Foi uma conversa franca e interessante, disponível no Facebook e YouTube.
Próximo Podcast
Na segunda-feira, dia 21, teremos o terceiro episódio do podcast “Perondi Sem Roteiro”, às 20h, ao vivo. A conversa promete, abordando rádio, jornalismo e atualidades, com convidados como Rudimar Picinini e Jacy Pretto, do Grupo Independente de Comunicação. Haverá também a participação ao vivo, diretamente da Espanha, do jornalista Álvaro Andrade e de Valmir Feil, representante da empresa Docile de Lajeado em São Paulo.
Na terça-feira, Fábio Vitória falará sobre a inauguração do Boulevard Encantado. Não perca!
Frase da Semana
“Leia mais romances e menos livros sobre negócios. Os relacionamentos são tudo.” – Tom Peters